top of page
Buscar

Quais são os SEGREDOS/FUNDAMENTOS do CANDOMBLÉ? | Do Fala Aí, Ninha para o Blog!

Os Segredos e Fundamentos do Candomblé

Falar sobre segredos e fundamentos do Candomblé é uma coisa muito gostosa. Gosto muito dessa temática porque faz com que a gente abra os horizontes. Todo conteúdo que trago aqui vem com muita verdade e muita responsabilidade.

Antes de entrar definitivamente nessa temática, quero dizer: Orixá é mistério. Caboclo é mistério. Erê é mistério. Não existe uma fórmula, uma receita pronta para cuidar de Orixá, para zelar de caboclo, de erê, de preto velho. Existem conhecimentos padrões, isso é fato, mas existem as particularidades. A espiritualidade é totalmente regada por mistérios.


Afinal, existem segredos no Candomblé?


Sim, os segredos existem. O grau e o nível de cada segredo são determinados pelas lideranças religiosas. Li um artigo que, em resumo, questionava: será que existem segredos mesmo, já que em uma casa me revelaram a mesma coisa que em outra não quiseram revelar?

Casas de Candomblé são regidas por nações. Cada casa tem sua nação, e dentro de cada nação existem os fundamentos específicos, e ainda dentro desses fundamentos existem os de cada terreiro. Percebam que existem várias camadas, e a gente não pode achar que porque um fez de um jeito, o outro está errado. O Candomblé merece e precisa de um respeito cada vez maior, para que as pessoas não julguem e determinem o que é a religião sem sequer ter passado pelo processo de iniciação. É necessário lidar com fé, responsabilidade e comprometimento perante a religião para que se possa falar alguma coisa com propriedade.


O que são esses segredos?


São segredos que estão na forma de como cuidar de determinados Orixás, como entender os fundamentos de cada casa, por que as coisas são feitas de determinada forma. Os segredos estão dentro, por exemplo, do processo de iniciação, de como se paga uma obrigação de três, de sete, de 14, de 21 anos. Cada obrigação tem seus fundamentos, seus segredos. Existem também os aprendizados que só são revelados durante o processo.


São segredos na forma literal da palavra, ou são coisas ditas apenas para as pessoas dentro da religião?


São segredos de fato, que não são compartilhados com pessoas de fora da religião. Dentro da religião, são compartilhados com as pessoas certas, mas não tudo de uma vez, porque existe a necessidade de respeitar o tempo de aprendizado, o tempo certo de cada ensinamento ser passado.

E o mais importante: não é porque alguém é pai ou mãe de santo com anos de Candomblé que é detentor de todo o conhecimento. Orixá é tanto mistério que acredito que pai e mãe de santo vivem aprendendo constantemente com os próprios Orixás, descobrindo novos fundamentos, novas coisas, à medida que se dedicam e vivem a religião.


Os mistérios já foram vistos, ensinados e passados de geração em geração, junto com a importância de entender que essas informações devem ser passadas no tempo certo. Quando a gente se inicia, aprende algumas coisas. Quando paga a obrigação de um ano, já está para aprender outras. Com três anos, já pode entrar no roncó para algumas funções, já pode arriar, já pode cozinhar determinadas coisas. Com sete anos, quem tem cargo o recebe e começa a aprender os fundamentos do próprio terreiro. Com 14, com 21, vai pagando as obrigações e aprendendo o que tem que aprender no tempo certo.


Tem mais velhos de santo que não ensinam. Que pena. Tem gente que acha que guardar todo o conhecimento vai prender os mais novos, mas não vai. O Orixá, quando quer que alguém aprenda, faz esse alguém aprender. A gente sonha certo, ouve certo, sente certo. Quando a gente tem que aprender, não tem quem impeça. Se o mais velho não quer ensinar, a espiritualidade ensina, na hora certa e no tempo certo.


Por que esses segredos existem?


Eles existem porque há a necessidade de preservar. O Candomblé é uma religião secular que conseguiu se manter viva e preservada durante tanto tempo porque sabe como fazer as coisas. Os segredos foram guardados e contados no tempo certo, para as pessoas certas. Sem isso, tudo poderia sair do controle, e esse não é o objetivo. Os segredos existem para preservar a nossa cultura, a nossa religião, os fundamentos reais, os mistérios que existem.


Tem gente que acha que conhece tudo, que sabe tudo, mas no fundo não conhece nem a metade. Digo com toda a humildade: eu mesma não conheço nem um fragmento dos maiores mistérios que existem no Candomblé. E é exatamente aí que nós, mães e pais de santo, precisamos nos colocar: entender que nunca sabemos tudo, que estamos sempre aprendendo, e que é necessário que esses segredos existam para preservar o que temos, que é a nossa fé, a grandiosidade dos Orixás, dos pretos velhos, dos caboclos no nosso caminho.


A importância dos segredos está em manter essa religião viva, coexistindo, fazendo as coisas acontecerem para sempre. Estamos no século 21, e a necessidade de preservar esses segredos é cada vez maior. É preciso ter muita consciência de como conduzir as coisas, porque o que está em jogo é a sobrevivência e a integridade de uma religião que já passou por tanto.


Até o próximo post do meu blog!


 
 
 

Comentários


bottom of page